Beneficiamento de Minérios Rio Claro

Areia para construção civil

Postado em 13 dez 2013

Areia para construção civil

Todo concreto precisa de agregados. Hoje vamos comentar um pouco sobre o desafio de utilizá-los na construção civil.

Grandes quantidades de areia são usadas na construção civil e todo concreto, basicamente, é composto por estas areias, cimento, água e agregados mais grossos, independente se sua finalidade é estrutural ou este é meramente usado para assentar tijolos. A escolha e seleção desta areia é muitas vezes uma tarefa trabalhosa e se não feita adequadamente pode impactar significativamente na qualidade e no custo da obra.

O fator mais importante que devemos avaliar na areia é seu custo final. Por geralmente ser um material pouco custoso, transportar estas areias por longas distâncias não é uma boa alternativa. Algumas regiões (como o interior de São Paulo) possuem bons fornecedores para os mais diversos tipos de areias (finas ou grossas), outras regiões já não possuem tantos fornecedores confiáveis para alguns tipos (em especial as areias mais grossas), o que acaba dificultando o trabalho dos envolvidos na obra.

Quando isso ocorre, podem-se adotar duas estratégias: ou aceita-se qualquer tipo de areia que seja adequada à granulometria necessária no custo baixo, ou muda-se o traço do concreto. Aceitar qualquer areia vai invariavelmente obrigar a empresa à trabalhar com areias mais impuras, acarretando sérios problemas no desempenho do concreto (vide nosso post sobre impurezas). Mudar o traço pode mostrar-se uma estratégia mais interessante, uma vez que atualmente existem uma série de aditivos que permitem um melhor desempenho com areias mais finas. Em nosso post sobre porosidade de concreto discutimos algumas formas para fazer esta adequação.

Outra estratégia possível é realizar a completa substituição das areias de quartzo por outros materiais, como por exemplo, pó de brita. Esta pode ser uma estratégia muito interessante, porém a disponibilidade para este material as vezes pode ser escassa, a depender da região.

A BMRC oferece alguns tipos de areias de quartzo para a construção civil com alta qualidade e a custos competitivos para o interior de São Paulo. Contate-nos para saber mais.

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *