Beneficiamento de Minérios Rio Claro

As impurezas da areia no concreto

Postado em 9 dez 2013

Areia de concreto

Em um post recente comentamos sobre as impurezas presentes no quartzo e o efeito destas nas aplicações em tintas e cerâmicas. Não comentamos, entretanto, sobre o efeito que as impurezas (tanto nas areias de quartzo quanto nos pós de quartzo) têm sobre a qualidade do concreto onde elas são aplicadas. Este post pretende explorar um pouco mais o assunto.

Como comentamos anteriormente, as areias de quartzo apresentam impurezas que vão desde 0,01% até 5% de sua composição total. Estas impurezas são em sua maior parte micas, argilas e materiais ferrosos. Sendo para as indústrias de tintas e cerâmicas, a quantidade de Fe a impureza mais crítica e controlada devido às alterações na cor do material.

Já para o concreto, pouco importa a cor final do pó ou areia de quartzo na aplicação final. Se o concreto ficar mais ou menos amarelado ou avermelhado isso não vai fazer com que ele não seja usado. Entretanto, se suas propriedades mecânicas ou de durabilidade forem afetadas, aí sim haverá um problema, e existem várias impurezas capazes de afetar estas propriedades.

A primeira impureza que afeta a resistência e durabilidade do concreto é a quantidade de matérias orgânicas no pó e na areia. A presença desta impureza retarda significativamente o endurecimento do concreto, uma vez que atrasa as reações químicas necessárias para sua cura. Tais impurezas, quando em decomposição, podem criar compostos que corroem a armadura e danificam a liga do concreto.

Micas e argilas também tem um efeito muito negativo sobre o concreto, uma vez que são capazes de formar um coating na partícula do pó ou da areia de maneira a impedir que esta reaja com o cimento. Estes minerais também causam problemas devido a sua dilatação ser diferente à do agregado, reduzindo em muito o tempo de vida do concreto.

Do ponto de vista de fornecedor de matéria-prima, a BMRC sabe que todos estes minerais podem ser eliminados e minimizados através da seleção da jazida e de seu processamento. Uma lavagem bem feita na areia reduz mais de 80% do teor de argila e de matéria orgânica. Nossa empresa fornece tanto o pó quanto a areia de quartzo específica para estas aplicações. Contate-nos para saber mais. 

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *