Beneficiamento de Minérios Rio Claro

As impurezas do quartzo

Postado em 6 dez 2013

Impurezas do quartzo

Neste post vamos falar sobre como a composição de um pó de quartzo pode afetar nas suas aplicações. Daremos uma atenção especial para as aplicações na indústria de tintas e na indústria cerâmica.

O quartzo, como qualquer outro mineral, apresenta uma variação muito grande na sua composição química, dependendo de sua jazida. Tradicionalmente, as maiores quantidades de impurezas presentes no quartzo são introduzidas por outros minerais agregados a ele. Estes minerais são geralmente argilas, micas e minerais ferrosos.

Eles estão presentes tanto no quartzo em rocha quanto em areias de quartzo. No quartzo de rocha, sua presença é mais pontual, fazendo com que sua homogeneidade seja menor do que nas areias. O teor destes minerais, em massa, pode variar de menos de 0,1% até 4 ou 5% do mesmo. Essa mudança afeta muito o desempenho dele em suas aplicações.

Dentre as impurezas mais frequentes, o Fe é a que mais interfere na qualidade do material depois de processado, pois é a impureza que está mais ligada com a cor do pó (tanto o pó in-natura quanto do pó sinterizado). Um pó de quartzo com quantidade superior a 0,1% vai apresentar um aspecto menos branco, podendo ficar amarelado, róseo ou acinzentado, dependendo do mineral de ferro que o contamina.

Isso tem grande relevância para as aplicações industriais. Na indústria cerâmica, estas contaminações vão provocar manchas no produto final e podem até mudar a cor dos outros corantes. O ferro também faz com que haja uma mudança na dilatação térmica das peças, podendo causar trincas ou empenamentos no vidrado formulado a partir deste quartzo.

Na indústria de tintas a quantidade excessiva de ferro pode causar um aspecto estranho à coloração do produto final. Uma tinta que deveria ser branca pode perder sua alvura, contraindo um aspecto “sujo” ou não natural. Além disso, pode-se também perder a qualidade dos outros pigmentos adicionados à tinta.

Deve-se entretanto ter em mente que minerais mais puros constituem um aumento de custo. Toda indústria deve buscar um ponto ideal entre qualidade e custo. A BMRC oferece pós de quartzo de vários tipos, para diferentes aplicações, todos com baixa quantidade de ferro (menos que 0,1%). Contate-nos para saber o ideal para a sua aplicação.

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *