Beneficiamento de Minérios Rio Claro

O que é uma boa jazida de quartzo?

Postado em 13 ago 2013

jazida de quartzo

O quartzo é o mineral mais abundante da Terra e o Brasil é provavelmente o país com as maiores reservas afloradas deste mineral (tanto de boa qualidade quanto de má qualidade). Devido a esta realidade, muitas propriedades rurais, principalmente aquelas localizadas no Supergrupo do Espinhaço (grupo geológico que vai desde o sul de Minas Gerais até o norte da Bahia) podem conter afloramentos, tanto de areia de quartzo quanto de quartzo em rocha. Muitas vezes os proprietários destas jazidas chegam a nós (e agradecemos a preferência!) para avaliar a viabilidade comercial delas. Podemos dar então algumas dicas para que eles possam avaliar melhor se o que tem nas mãos é uma jazida passível de aplicação:

Quais as empresas próximas à jazida?

O quartzo como mineral industrial ainda é um insumo barato. Isso significa que muitas vezes, por melhor que seja o material, o valor gasto com seu transporte pode inviabilizar um negócio. Algumas indústrias que utilizam o quartzo em larga escala são aquelas ligadas a siderurgia, que produzem silicio metálico, ligas de alumínio-silicio ou ferro-silicio. Embora o preço que elas paguem no material seja mais baixo, suas exigencias quanto à qualidade do material também são. Caso o proprietário tenha uma reserva “colada” a uma destas firmas, a possibilidade de viabilizar a jazida é alta. Os mercados cerâmico, de tinta e de vidros já são bem mais exigentes. Eles muito provavelmente vão querer que o quartzo seja moído antes de comprarem, o que dificulta a viabilização do projeto. A proximidade do centro consumidor é talvez a característica mais importante para uma jazida de quartzo, portanto começar oferencendo às indústrias mais próximas é sempre a melhor alternativa.

A jazida é homogênea?

Nenhum mineral é idêntico ao outro. Sua composição química e suas propriedades físicas vão mudar de uma jazida para outra. Isso significa que muitas vezes uma indústria consumidora terá que mudar alguns parâmetros de seus processos produtivos para adequá-los a matéria-prima utilizada. Para que este esforço não seja em vão, é preciso tanto que hajam ganhos de custos na substituição e garantias de que o material não vai variar ao longo do tempo. Caso o quartzo varie muito ao longo da jazida, muitos problemas ocorrerão. Porntanto, cabe ao proprietário da jazida certificar-se de que ela possa fornecer material por um longo tempo sem muitas alterações. Nesse quesito, jazidas de areias quartzosas tendem a ser muito mais interessantes que jazidas de quartzo em rocha pedra.

Quão dificil vai ser a extração?

Esta pergunta esbarra principalmente duas questões: a infraestrutura do local e como é a jazida. As vezes a falta de energia elétrica ou boas estradas na região da jazida pode inviabilizar a sua utilização. Além disso, dificilmente jazidas de quartzo em rocha vão ser mais baratas de serem extraídas do que jazidas de areia. Para aplicações onde o material é moído, o menor preço por tonelada do processo de extração de areia faz com que esta opção seja a mais usada. Para aplicações onde a qualidade (principalmente a baixa contaminação por Fe) é mais apreciada do que o custo, usa-se jazidas de quartzo em rocha.

Além destas 3 perguntas, o proprietário deve estar bastante ciente de qual processo de extração vai usar. Existem diversas consultorias na área de extração mineral que podem fazer este trabalho. Com isso ele poderá estimar um preço final para seu material, informação tão importante na viabilização da extração na jazida.

Saiba mais sobre quartzo de alta pureza em nossos posts: Quartzo de Alta Pureza e Conversa sobre Quartzo de Alta Pureza.

    8 Comentários

  1. Gostei e apreciei o conteúdo desta matéria.Estou ao término de uma instalação de processamento de quartzo em diversas granulometrias e moinho de bolas para o refino em pó.Pergunto-lhes: qual o mercado consumidor, preços e outros… Grato, Eduardo.

    Eduardo Carlos Pereira

    13 de setembro de 2013

    • Boa noite Eduardo,

      Ficamos grato que tenha apreciado o conteúdo do post.

      Quanto ao mercado e os preços tudo depende da qualidade do seu material e da região em que ele se encontra. Se quiser, mande um email para nós com mais informações do seu material para que possamos discutir mais especificamente.

      admin

      17 de setembro de 2013

  2. Boa noite representante da BMRC, Comentar sobre a viabilidade da jazida de quartzo é muito importante, gostaria de saber a viabilidade do mercado deste mineral para os produtores de silicio metalico, sendo um material de boa qualidade, com a distância para transportar aproximadamente de 1100 km.da jazida até a industria de beneficiamento.
    Abraço Gileno

    Gileno Medeiros Vieira Costa

    13 de setembro de 2013

    • Boa noite Gileno,

      Ficamos gratos que tenha apreciado o conteúdo!
      Geralmente os produtores de silicio pagam um preço no material bastante baixo (de 50 a 120 reais a tonelada, a depender da qualidade) e não se preocupam tanto com a pureza química da amostra (pode ser um quartzo “sujo” com minerais acessórios nele). Eles costumam avaliar outros parâmetros como índice de creptação e granulometria. A distância no seu caso pode ser um problema, pois o frete vai encarecer bastante o material. A saída seria entrar em contato com eles e avaliar o interesse.

      admin

      17 de setembro de 2013

  3. Estou com uma dúvida, como classificar as jazidas de quartzo e quartzito. Sou corretora de Imóveis estou com proprietário interessado em vender algumas jazidas localizadas próxima a cidade de Diamantina-MG e são 3 tipos de pedreiras de cores, verde, rosa e branca.
    Poderiam me ajudar?
    Para que tipo de indústria poderia oferecer?
    Atenciosamente,
    Irene

    Irene

    18 de novembro de 2013

    • Olá Irene,

      Quartzo e quartzito são minerais bastante parecidos. O quartzo é, a rigor, uma forma cristalina da sílica (SiO2). É um mineral geralmente branco, podendo ser algumas vezes transparente e apresentar cores (como rosa, fumê, etc.), que apresenta um aspecto bem definido (pode procurar fotos o google para “quartzo industrial”). O quartzito por sua vez é um mineral que contém uma grande quantidade de quartzo (da ordem de 70% ou mais), porém apresenta outros minerais junto. Isso faz com que ele tome diversas formas, geralmente minerais mais acinzentados com um aspecto de “lixa”. Aquelas pedras usadas em revestimentos de residências ou como piso são em geral quartzitos.

      Tanto o quartzo quanto o quartzito podem ser vendidos como pedras ornamentais (para revestimento e piso). Quando as cores presentes no material são de agrado do mercado, esta é a aplicação mais rentável para o dono da jazida. Já o quartzo, caso tenha uma boa composição química, pode ser vendido para metalúrgicas que trabalhem com ligas a base de silício. Acredito que na região de Diamantina MG é possível encontrar empresas neste ramo de atividade.

      Lembre-se que antes de comercializar o mineral, a documentação no DNPM deve estar em ordem.

      Espero ter ajudado.

      admin

      19 de novembro de 2013

  4. fui convidado a participar de uma parceria para extraçao de quarto para ser transformado atravez do britador em areia com a finalidade de servir o aquecido ramo da construçao civil.
    gostaria de saber se essa areia seria boa para tal finalidade.
    parabens pela publicaçao.

    lauro de paula resende

    7 de fevereiro de 2014

    • Bom dia Lauro,

      Fico feliz que tenha gostado de nossa publicação.

      O processo de britagem (seja de quartzo, granito, basalto, o que for…) produz uma parte mais fina que tem a granulometria equivalente às areias grossas usadas na construção civil. Pode ser uma alternativa interessante a depender dos preços praticados para a areia grossa em sua região. Entretanto, deve-se tomar cuidado para que os parâmetros da britagem produzam uma boa fração de areia (ao invés de britas) para que o preço dela seja competitivo com as demais alternativas.

      Para saber mais, recomendo olhar nossa postagem sobre agregados para concreto.

      Espero ter ajudado,

      Murilo

      admin

      10 de fevereiro de 2014

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *