Beneficiamento de Minérios Rio Claro

Cargas minerais para tintas

Postado em 29 nov 2013

Cargas minerais

No post de hoje falaremos sobre como as cargas minerais para tintas.

A primeira coisa que devemos notar é que existem inúmeros tipos de tintas que são classificadas quanto à sua aplicação (tintas industriais, tintas arquitetônicas, tintas automotivas, etc.) ou quanto à sua composição básica (tintas epóxi, tintas acrílicas, etc.). Independente de qual seja a sua composição básica, quase todas as tintas recebem aditivos minerais (cargas minerais) para melhorar suas propriedades.

Por serem geralmente inertes, estas cargas minerais conferem uma proteção extra à tinta, aumentando principalmente suas propriedades mecânicas (como a resistência ao risco) e a durabilidade. Tintas industriais contém uma boa quantidade de minerais inertes que aumentam a sua resistência às intempéries, protegendo melhor os componentes que foram pintados. Tintas arquitetônicas também utilizam desta técnica para melhorar sua resistência contra o mofo, sujeiras e fissurações. Exemplos dos benefícios trazidos por estes minerais podem ser observados nas casas das cidades litorâneas, em que uma quantidade maior de inertes (como pó de quartzo) é adicionada para eliminar o mofo e aumentar sua resistência.

Essas cargas variam bastante em sua composição. Podem ser desde argilas, como o caulim e a bentonita, até minerais de menor custo, como quartzo em pó e outros silicatos. Esses aditivos devem ter vários parâmetros controlados, sendo o mais importante deles a alvura. Um mineral, quando não bem selecionado, pode apresentar uma colorações amarelada, acinzentada ou avermelhada e, quanto misturado aos pigmentos da tinta, podem provocar um efeito estético indesejado. Quando o mineral possui uma coloração branca ou transparente, dificilmente ele influenciará negativamente na coloração da tinta.

Outro aspecto importante é a granulometria da carga mineral. Quanto mais fino for o pó de um aditivo, melhor será sua dispersão na matriz da tinta e melhor será o acabamento superficial da mesma. Entretanto, os custos de um material mais fino também são geralmente maiores. Uma relação ótima para este parâmetro deve ser encontrada de acordo com a aplicação e a matriz da tinta.

A BMRC oferece uma linha de quartzo moído para tintas que alia boa alvura com custos baixos. Este material está disponível em diversas granulometrias, desde 200 mesh até 600 mesh. Contate-nos através do e-mail [email protected] para saber mais.

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *