Beneficiamento de Minérios Rio Claro

Moagem de minerais industriais

Postado em 3 dez 2013

 Moagem de minerais industriais

Neste post vamos falar um pouco sobre a moagem de minerais não metálicos e a importância da granulometria para ampliar suas possibilidades de aplicação.

A granulometria é um parâmetro muito importante para diversos tipos de indústrias. Minerais quando moídos apresentam uma série de vantagens tecnológicas. A indústria cerâmica, por exemplo, pode se aproveitar da moagem de minerais para ter pós finos capazes de diminuir o tempo de sinterização de seus produtos, reduzindo seus custos.

A indústria de tintas também pode se beneficiar, uma vez que uma carga mineral mais fina dispersa melhor na maioria das bases, o que faz com que a tinta apresente uma opacidade maior quando úmida e um acabamento mais refinado quando seca. Um exemplo disso é o próprio pó de quartzo, que apresenta uma dispersão muito maior, tornando-se um ótimo opacificante para tintas quando está em suas granulometrias mais finas (em geral malha 400 e 500 da escala Tyler).

Entretanto, há uma grande dificuldade em encontrar fornecedores capazes de moer os minerais nas granulometrias mais adequadas. Diversas empresas mineradoras são capazes de oferecer produtos com boa qualidade, mas concentram-se apenas na produção dos mesmos, e não em seu beneficiamento. Isso faz com que seus produtos, mesmo quando possuem custos e qualidade competitivas, não possam ser aproveitados pelas indústrias.

Pensando nisso, a BMRC desenvolveu uma linha versátil de processamento e capacitou sua equipe para desenvolver soluções em moagem para os mais diferentes tipos de minerais não metálicos. Sua unidade produtiva conta com moinhos de bolas equipados com sistemas de aeroclassificação capazes de produzir pós entre 20 e 100 mícron de tamanho médio (malhas 600 e 150 na escala Tyler), de maneira barata e confiável.

Com isso, é possível que as indústrias consumidoras ampliem sua gama de possíveis fornecedores e que as indústrias minerais possam atingir novos seguimentos de clientes. Se sua empresa possui algum projeto similar a isso, onde visa o aproveitamento de um mineral (ou até mesmo um rejeito) transformando-o em pó, contate nossa equipe para saber como podemos ajuda-lo. 

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *