Beneficiamento de Minérios Rio Claro

O concreto e o pó de quartzo – o que muda?

Postado em 28 nov 2013

Aditivo para Concreto

Em nosso último post, comentamos sobre a utilização do pó de quartzo como aditivo para concreto. Dissemos brevemente que sua utilização tende a melhorar várias propriedades, porém não comentamos sobre o que muda nestas propriedades. Neste post, vamos aprofundar um pouco mais.

O que muda quando se usa pó de quartzo?

A grande mudança quando usamos pó de quartzo é a redução da porosidade. Se trabalharmos com a adição de um pó de quartzo com tamanho médio de 30 micrometros, substituindo uma fração da areia convencional, podemos reduzir em até 15% a porosidade do concreto. Se ao invés disso, trabalharmos com uma mistura de pós, entre 100 e 10 micrometros, podemos reduzir ainda mais a porosidade, reduzindo em até 30% os espaços vazios.

A primeira consequência disso é a proteção à armadura do concreto. Sem os poros, o processo corrosivo que age sobre o aço fica bem menos significativo. Entretanto, este benefício é difícil de se medir, uma vez que a corrosão em concretos é um fenômeno difícil de se ensaiar.

A segunda consequência de uma porosidade menor é a melhor distribuição das tensões na microestrutura do concreto, aumentando sua resistência à compressão. Se fizermos aquela substituição apenas com o pó mais fino, podemos elevar a resistência de um concreto feito com cimento CP II sem nenhum aditivo pozolânico (como sílica ativa, por exemplo) em mais de 10%. Quando combinado com o uso de sílica ativa ocorre um efeito sinérgico, elevando a resistência a outros patamares. Um exemplo muito conhecido do uso desta combinação e outros agregados finos é o chamado concreto de pós reativos, com resistências muito maiores do que os concretos convencionais.

Outra estratégia para utilizar o pó de quartzo está em substituir parte do cimento por uma fração menor de pó. Quando bem adequada a curva de granulometrias, isso acarreta em uma redução de custo sem perda da qualidade.

A redução da razão água/cimento também é um efeito benéfico. Ela pode ser reduzida de 0,5 para até 0,35 com uma dosagem ideal das granulometrias certas de pó de quartzo.

Obviamente, a dosagem correta para atingir todos estes benefícios vai depender de concreto para concreto, e alguns testes devem ser realizados para encontra-las. Caso tenham mais interesse em fazer essas dosagens, por favor entrem em contato conosco pelo e-mail [email protected]. Certamente benefícios interessantes podem ser encontrados.

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *