Beneficiamento de Minérios Rio Claro

O quartzo e os aditivos para concreto

Postado em 26 nov 2013

Aditivo para Concreto

O desenvolvimento de aditivos para concreto é um assunto que muito interessa às universidades e às indústrias. Tais aditivos para concreto são capazes de mudar uma série de propriedades do concreto, melhorando seu desempenho e reduzindo seu custo de produção. Tais objetivos são alcançados por sua capacidade de reduzir a fração de água utilizada, melhorar a plasticidade e diminuir o tempo de cura.

Embora muitas vezes complexos, os aditivos para concreto geralmente usam uma lógica bem simples: reduzir a porosidade do concreto. Sempre quando mistura-se o cimento e os agregados, pequenos poros se formam na mistura. Como o tamanho destes poros é muito reduzido, a água tende a preenchê-los, fazendo com que a relação água/cimento aumente. Quando o cimento seca, estes poros diminuem a resistência do concreto, causando consequências negativas ao produto.

Para que isto não ocorra, utilizam-se os aditivos para concreto para preencher estes poros. No entanto, para que o aditivo seja eficaz, ele deve estar dimensionado de maneira que suas partículas preencham estes espaços vazios, impedindo que a água entre e que poros se formem na cura. Parece bem simples, mas existem algumas complicações. Muitas vezes, as partículas dos aditivos para concreto podem reagir com o cimento, fazendo com que rachaduras venham a aparecer com o tempo. Isso inviabiliza o uso de uma série de minerais alternativos de baixo custo como aditivo para concreto.

Diante deste cenário, muitas empresas começaram a usar quartzo moído para preencher os poros do concreto. O quartzo é uma sílica cristalina e suas reações com o cimento são bastante lentas. Além disso, uma certa atividade pozolânica também é observada quando partículas de quartzo menores que 20 mícron são usadas no preenchimento dos poros. Essa atividade é benéfica para os aditivos, no sentido que ajuda na agregação dos particulados com o cimento.

Por todas estas vantagens e pelo baixo preço do quartzo moído (mais barato que o metacaulim, por exemplo) é que algumas empresas nos procuram para utilizá-lo como aditivo. Ele pode ser moído em diferentes granulometrias, o que faz com que se ajuste mais precisamente a diferentes tipos de concreto, com diferentes fórmulas.

Ouvindo a voz do seu cliente, a BMRC desenvolveu uma linha de quartzo especial para utilização em aditivos para concreto. Se você desenvolve ou utiliza concreto, contate-nos para saber o que o quartzo BMRC poderá fazer por seu produto e negócio. Entre em contato pelo e-mail: [email protected]. Este é o e-mail de nosso departamento de P&D.

 

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *