Beneficiamento de Minérios Rio Claro

Reduzindo a porosidade em concretos

Postado em 3 dez 2013

Porosidade Concreto

Nos últimos posts temos falado bastante sobre o uso do pó de quartzo como aditivo para concreto. Falamos também sobre o que muda quando usamos o quartzo em concreto. Entretanto, ainda não falamos sobre como dosar o quartzo para obter os benefícios desejados, reduzindo a sua porosidade. Neste post vamos falar um pouco sobre isso.

O dimensionamento do concreto para a redução da porosidade pode ser calculado usando diversos modelos. Os mais comuns são os modelos de Fuller e Thompson e Andreasen e Andersen, sendo este último o mais geral. Estas curvas foram obtidas por meio de um método semi-empírico e mostra qual deve ser a distribuição de tamanho das partículas ideal para se reduzir a porosidade. Ambas seguem a fórmula:

Andreasen & Andersen 2 

Onde:

  • P é a quantidade cumulativa de granulometrias até um determinado tamanho D;
  • q é um coeficiente; e
  •  Dmax é o tamanho de partícula máximo usado no concreto.

 Andreasen & Andersen

O modelo de Andreasen e Andersen diz que o empacotamento é máximo quando q = 0,37.

Com essa equação em mãos, podemos traçar a curva ideal de empacotamento para a maioria dos tipos de concreto, dependendo do tamanho máximo de brita utilizado. Geralmente, usa-se uma brita em torno de 15 mm como tamanho máximo. Com essa brita, temos o seguinte gráfico:

 

Analisando este gráfico, temos que ter uma porcentagem de aproximadamente 15% dos componentes do concreto menores que 0,1 mm. Para isto, podemos adicionar o quartzo moído nas granulometrias de #200 (0,075 mm) para adequar a granulometria do cimento nas partes mais finas, uma vez que o cimento apresenta uma granulometria entre 0,01 e 0,04 mm).

Essa curva também nos ajuda a dimensionar a granulometria e a quantidade dos agregados maiores, geralmente na forma de areias de quartzo.

A BMRC pode fornecer uma série de pós de quartzo de baixo custo com diversos tamanhos, desde 0,02 mm até 0,1 mm, além de areias finas. 

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *