Cargas Minerais para Primer
Neste post vamos falar um pouco mais sobre cargas minerais para a indústria de tintas, em específico para os primers, ou tintas primárias.
Como todos já sabem, o primer é aquela primeira tinta que aplicamos em uma superfície para ser pintada, antes das demãos de tinta propriamente ditas. O primer tem várias funções, sendo as mais importantes melhorar a aderência da tinta com o substrato, manter uma compatibilidade de cor e proteger o substrato contra o desgaste. Ao pintar concreto e madeiras, também é esperado que o primer reduza a porosidade da superfície para a aplicação da tinta.
Geralmente, os primers contém uma boa quantidade de cargas minerais. Essas cargas geralmente apresentam uma granulometria mais grossa do que aquelas aplicadas nas tintas, de maneira a aumentar a rugosidade do substrato após a sua aplicação. Em vista disso, minerais mais finos, como o caulim e outras argilas são muitas vezes substituídos por calcita ou pó de quartzo (por estes estarem disponíveis em granulometrias mais grossas).
É muito importante também que a carga mineral a ser utilizada apresente uma boa dispersão da matriz, fazendo com que o primer fique opaco e que o mesmo não reaja com o substrato. O pó de quartzo neste sentido é muito interessante, pois ele dispersa bem a maioria das matrizes para primers, necessitando de emulsificantes apenas para as granulometrias mais grossas.
A BMRC fornece o pó de quartzo em diferentes granulometrias com preços que variam de 230 à 580 reais por tonelada. Por suas características químicas, seu efeito protetor no substrato e seu custo reduzido, o quartzo acaba sendo uma das cargas minerais mais populares em primers.
4 Comentários
Murilo, bom dia!
Você não queria dizer dispersantes em vez de emulsificantes no texto sobre “Cargas Minerais para Primer”?
6 de dezembro de 2013
Olá Francisco,
A emulsificação é uma das possíveis maneiras de dispersar. Como você bem lembrou, podem haver outras estratégias também.
Obrigado pelo comentário!
6 de dezembro de 2013
Boa tarde, qual a variação granulométrica da carga mineral? Existe especificações de granulometria e composição distintas das cargas minerais para aplicações distintas? Quais seria?
Obrigado
11 de dezembro de 2013
Olá Marco,
Bom, este problema depende muito da aplicação mas também depende bastante do restante da formulação. A matriz do primer é uma característica que vai afetar bastante sobre qual granulometria se usar, bem como quais são os outros componentes minerais que está colocando no primer.
Se você quer, por exemplo, opacificar a sua mistura, um quartzo com granulometria mais fina vai ser melhor, uma vez que ele vai estar mais disperso. Se você já usa um mineral bem fino, como por exemplo o caulim e quer substituí-lo, é mais interessante usar este tipo de quartzo.
Agora, se sua preocupação é fazer com que o primer aumente a rugosidade de uma superfície, você pode usar ele na malha 200 ou 325, entretanto muito provavelmente não vá poder retirar completamente o caulim da formulação.
Abraços,
Murilo
11 de dezembro de 2013