Beneficiamento de Minérios Rio Claro

Fillers de sílica em polímeros

Postado em 17 dez 2014

Filler de silica

A adição de fillers de sílica em polímeros é uma técnica bem conhecida. Normalmente, estes fillers podem ser de sílica amorfa (como é o caso da sílica ativa e da sílica gel) ou de sílica cristalina (partículas de quartzo moído). Os fillers são adicionados para modificar as propriedades do polímero, tornando-os mais baratos e mais aptos às suas aplicações.

Estes fillers são adicionados aos mais diferentes tipos de polímeros. Pode-se adicionar quartzo moído como filler em resinas de epóxi, o que melhora suas propriedades térmicas. Diversos trabalhos dizem que este tipo de adição é capaz de fazer com que a resina apresente melhores propriedades mecânicas a temperaturas mais altas. O filler de sílica também é capaz de abaixar a condutividade elétrica, o que é interessante para a aplicação em isolantes.

Também são feitas estas adições em outras matrizes poliméricas, como o poliuretano, por exemplo. O filler, nestes casos, é capaz de aumentar a condutibilidade térmica do poliuretano, o que faz com que as peças resfriem mais rapidamente, gerando um ganho de produtividade. Algumas propriedades mecânicas também podem apresentar melhoras.

O mais importante no uso destes fillers, segundo os trabalhos científicos, é saber dosar a quantidade certa. Também é necessário entender qual é o granulometria do filler a ser usada, assim como em que etapa do processo de produção ele vai ser adicionado. Para isso, testes em cada formulação são necessários para o entendimento do seu uso.

A BMRC produz quartzo moído em diferentes granulometrias. Podemos produzir este material com tamanho máximo de 20 µm, o que é ideal para uso como filler polimérico. Entre em contato para testar nossos materiais em sua linha de produção.

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *