Beneficiamento de Minérios Rio Claro

Pisos de Concreto

Postado em 14 jan 2014

Pisos de concreto

Pisos de concreto sempre foram bastante usados em ambientes industriais devido à sua alta resistência mecânica e sua durabilidade. Estes pisos de concreto são capazes de aguentar o peso de diversas máquinas industriais e precisam de pouca manutenção durante anos. Também são bastante resistentes a riscos e outras formas de danos típicas das fábricas.

 Para que possam desempenhar esta função, os pisos de concreto devem serem elaborados cuidadosamente. Além da resistência mecânica alta (que gira em torno de 30 a 50 MPa para estes pisos), o concreto deve apresentar uma boa impermeabilidade e um tempo de cura rápido. A impermeabilidade está muito ligada à durabilidade do piso, uma vez que ninguém gostaria de um piso com infiltração em seu ambiente interno. O tempo de cura é fundamental pois possibilita que as pessoas utilizem o piso para continuar a obra.

Para que estas propriedades sejam atingidas nos pisos de concreto, é preciso cuidar de várias características de sua fabricação. O traço, em geral, é o mais controlado. Algumas experiências técnicas demonstram que o uso de aditivos finos pode controlar bem a porosidade do concreto, deixando-o mais resistente e menos permeável, uma vez que sua porosidade é menor. Além disso, estes concretos utilizam agregados mais miúdos, como britas menores e areias de quartzo mais finas.

Pisos de concreto com uma porosidade menor e elaborados com agregados mais finos também proporcionam um acabamento mais refinado. Com este acabamento mais refinado, é possível que se utilize pisos de concreto também em ambientes residenciais, o que será assunto de um outro post no futuro.

A BMRC fornece diversos tipos de quartzo moído que pode ser usado como aditivo nestes concretos de maneira a otimizar a granulometria do traço do concreto reduzindo a sua porosidade. Também fornecemos areias de quartzo finas e com coloração branca, ideal para criar uma boa tonalidade em concretos que serão usados em ambientes internos e externos. Contate-nos para saber mais a respeito.

 

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *