Oportunidades da Indústria Cerâmica
A indústria cerâmica de pisos e revestimentos é uma grande consumidora de minerais industriais. Neste post vamos comentar sobre alguns dos minerais usados por ela cujo fornecimento às vezes é deficitário. Entre eles incluem-se areias feldspáticas e areias de zircônio. São elas:
Areias feldspáticas (De sódio ou potássio)
O feldspato é um mineral usado como fundente na fabricação dos vidrados. Ele geralmente é composto por um teor elevado de K (potássio) ou Na (sódio). Areias feldspáticas ocorrem com frequência no Brasil e é uma ótima oportunidade para a redução de custos, uma vez que sua extração geralmente é mais barata do que a do feldspato. Uma areia feldspática com baixo teor de Fe e custos competitivos seria bem aceita nesta indústria, de grandes volumes e briga constante por redução de custo.
Areias de zircônio
Minerais a base de zircônio servem como opacificantes para o “vidrado” dos pisos e revestimentos. Este tipo de mineral com alto teor de zircônio e baixo teor de Fe é extremamente apreciado pela indústria, porém a sua disponibilidade é ainda rara. Uma jazida de boa qualidade e possibilidade de extração seria facilmente inserida no mercado. Atualmente o Brasil é um importador desta matéria prima, apesar de possuir ocorrências em seu território.
Argilas de queima branca
As argilas de queima branca são usadas em várias composições de engobes e esmaltes cerâmicos. Nos últimos anos, as jazidas mais confiáveis deste tipo de argila vêm diminuindo tanto em qualidade quanto em disponibilidade e por isto, seus custos estão aumentando. Uma reserva mineral que venha a produzir um material com homogeneidade e qualidade seria facilmente aceito neste mercado.
Nossa empresa vêm desde 1999 beneficiando e revendendo estes tipos de minerais industriais para a indústria cerâmica e podemos ajudar mineradores a inserir seus produtos neste mercado. Caso algum leitor conhecer possíveis soluções para estes minerais listados, há uma grande possibilidade de bons negócios acontecerem.