Beneficiamento de Minérios Rio Claro

Agregados para concreto

Postado em 16 jan 2014

Agregados para Concreto

Agregados para concreto são todos aqueles componentes que misturamos à água e ao cimento para dar corpo ao concreto. Estes agregados compõem a grande maioria dos componentes presentes no concreto, pois seu custo geralmente é mais baixo do que o do cimento e de outros aditivos para concreto.

Os agregados para concreto podem ser de diferentes tipos e apresentar diferentes granulometrias. Eles podem ser graúdos, como britas, seixos, argila expandida, e outros materiais maiores do que 5 mm, ou miúdos, como areias de quartzo, pós de pedra, pó de quartzo, e outros tipos de areias ou pós.

A escolha sobre qual agregado para concreto usar depende de vários fatores e são tipicamente conduzidos pelo preço. Com isso em mente, as centrais dosadoras tendem a comprar de jazidas e fábricas geograficamente próximas a ela, diminuindo os custos com transporte. O tipo de concreto também é muito importante. Concretos especiais, como o concreto de pós reativos (CPR) ou outros que apresentam elevada resistência mecânica geralmente usam areias finas e pós de quartzo moído, enquanto que concretos não estruturais para aplicações onde não é preciso um bom acabamento utilizam britas grandes e areias grossas.

Usualmente, a dosagem ideal dos agregados é feita com base em alguns modelos matemáticos, como o modelo de Andreasen e Andersen (descrito em nosso post sobre porosidade em concreto). Este modelo estipula qual deve ser a distribuição granulométrica do concreto para que este possa atingir a máxima compactação.

Impurezas também são importantes na composição dos agregados. Areias muito contaminadas com argilas, minerais ferrosos e componentes ácidos vão afetar a durabilidade do concreto. Outras impurezas também podem reagir com o cimento e fazer com que a resistência do concreto seja prejudicada.

A BMRC oferece areias de quartzo que podem ser utilizadas como agregados de alta qualidade, inclusive em concretos especiais como o concreto de pós reativos. Também oferecemos pós de quartzo nas granulometrias entre 150 e 500 mesh, que podem ser usados como aditivos para concreto ou agregados intermediários, reduzindo o consumo de cimento e melhorando as propriedades mecânicas do concreto. Também realizamos a moagem de minerais industriais e rejeitos que podem ser utilizados como agregados em concretos Contate-nos para saber mais.

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *