Beneficiamento de Minérios Rio Claro

Algumas obras com Concreto de Pós Reativos

Postado em 12 dez 2013

Este post é para os nossos amigos arquitetos. Nele, vamos mostrar algumas obras construídas com concreto de pós reativos, mostrando as possibilidades arquitetônicas do uso de concretos mais leves e resistentes.

Ponte de Pedestres Seonyu, em Seoul na Coréia do Sul

Esta ponte foi construída com um concreto armado cuja matriz era constituída de um concreto de pós reativos. Ela cruza o rio Han com um vão de 120 metros. A leveza da estrutura só pode ser obtida devido ao uso do concreto.

Fotos:

Seonyou 3 Lafarge image Senyou 2  

Estação de VLT de Shawnessy, em Iowa nos Estados Unidos

Esta obra foi uma das primeiras a utilizar a tecnologia de concreto de pós reativos. Os componentes de Ductal® (que é um nome comercial para um tipo de concreto de pós reativos) na obra são as cúpulas, as colunas e os demais suportes de concreto. A estrutura foi montada a partir de pré-moldados, o que facilitou a construção.

Fotos:

Shawnessy 3 Lafarge imageShawnessy 2

Ferrovia Qinghai – Tibet, na China

Construir uma ferrovia não é uma tarefa fácil, devido aos altos esforços que o trem causa na estrutura. Construir uma ferrovia em um terreno difícil, com interpéries climáticas como tempestades de areia é uma tarefa ainda mais desafiadora, necessitando de um concreto bastante duradouro. Isso, aliado às facilidades construtivas e à beleza estética, levou os chineses a escolher o concreto de pós reativos para a construção desta ferrovia.

Fotos:

Qinghai-tibet  qinghai tibet 2

qinghai tibet 3

Centro de ônibus de Thiais na França

Construído pelos arquitetos da ECDM Emmanuel Combarel e Dominique Marrec, o centro de operações da empresa francesa de ônibus RATP leva várias placas de contreto de pós reativos em sua fachada. Este material devido à sua facilidade de moldagem, leveza e resistência, permitiu construir o aspecto estético desejado na obra (tanto superficial como geométrico).

Fotos:

RATPRATP 2 RATP 3

A BMRC fornece agregados para a formação de traços deste tipo de concreto. Para saber mais, consulte nossas postagens sobre porosidade em concretos, concreto de pós reativos, areia de quartzo, pó de quartzo ou contate-nos.

    2 Comentários

  1. Já li muitas coisas sobre os pós reativos.
    Parabenizo-o por trazer a público este tema.
    Marcelo

    Marcelo Iliescu

    22 de agosto de 2014

    • Olá Marcelo,

      Atualmente estamos trabalhando pra fazer aditivos utilizando a lógica deste tipo de concreto. Ainda não publicamos nada porque estamos ainda em fase de teste. Espero colocar mais novidades em breve.

      admin

      22 de agosto de 2014

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *