Beneficiamento de Minérios Rio Claro

Concreto Celular

Postado em 6 jan 2014

Concreto Celular

O concreto celular, inventado em meados da década de 1920, é um tipo de concreto poroso usado amplamente na fabricação de blocos de concreto não estruturais. Ele nada mais é do que um concreto fabricado com componentes especiais de maneira a deixa-lo com poros de ar em sua estrutura, reduzindo seu peso e proporcionando a ele várias características especiais.

Dentre suas propriedades, destaca-se a sua baixa condutividade térmica e acústica, o que faz do concreto celular o material perfeito para a fabricação de portas corta-fogo e paredes isolantes. Além disso, ele é um material bastante leve e ambientalmente correto. Os danos ambientais para a produção deste tipo de blocos de concreto são significativamente inferiores se comparado com os concretos tradicionais. 

Para se fabricar este tipo de concreto, geralmente utiliza-se cimento convencional e agregados miúdos, não mais grossos do que areias de quartzo. Também é usada uma quantidade razoável de pó de alumina (algo entre 0,05 e 0,08% em volume) para criar a porosidade. A adição de pó de quartzo miúdo também é uma prática comum.

Após a fabricação da “massa” do concreto, ele é submetido a uma autoclave, onde será injetado nos blocos vapor de água a alta pressão. Com a presença do vapor, o cimento reagem com o pó de alumina e produz gás, que fica então retido e confere ao concreto celular soas características próprias. O pó de quartzo nesta etapa é muito benéfico, uma vez que estimula a formação de algumas fases mais resistentes, e alguns estudos indicam que quanto mais fino o pó, melhor a qualidade final do bloco.

No Brasil este material vêm recentemente ganhando espaço em construções mais convencionais, não estando mais restrito o seu uso às aplicações especiais. A BMRC fornece diversos tipos de pós de quartzo e de areias de quartzo capazes de serem usados para a fabricação deste tipo de concreto. Contate-nos para saber mais.

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *