Beneficiamento de Minérios Rio Claro

Quartzo de alta pureza

Postado em 6 dez 2013

quartzo de alta pureza

Muitas empresas estrangeiras vêm, nos últimos anos, entrando em contato com empresas brasileiras atrás de quartzo de alta pureza. Neste post vamos falar um pouco sobre o que é o quartzo de alta pureza e quais os seus usos.

O que é o quartzo de alta pureza?

Geralmente, considera-se um pó ou areia de quartzo como sendo de alta pureza quando este tem sua composição 99,97% ou mais. Isso significa que o total de impurezas presentes em uma amostra não pode ultrapassar 300 ppm. Algumas aplicações em alta tecnologia podem até precisar de pós ainda mais puros, com menos de 30 ppm de impurezas. Para identificar e quantificar estas impurezas, muitas vezes é preciso usar técnicas de análise mais sofisticadas do que as convencionalmente usadas no Brasil (a espectrometria de massa por plasma – ICP-MS – geralmente é preferível que a técnica de fluorescência de raios-X, por exemplo).

Onde é usado o quartzo de alta pureza?

Muitas indústrias usam este quartzo, mas quase todas ambicionam a manufatura de um tipo de vidro. Esses vidros manufaturados são os chamados “vidros de quartzo”, usados em uma diversidade de aplicações industriais. Eles podem ser usados como lentes ou tubos, pois apresentam uma grande transparência à luz ultra violeta. Os tubos de quartzo também são muito resistentes à variação térmica, fazendo com que sejam usados como vidros de caldeiras ou instrumentos científicos. A indústria de fabricação e silício fotovoltaico também é uma grande consumidora destes vidros.

Cada aplicação vai precisar de um quartzo de alta pureza diferente. A indústria que usa os vidros por sua transparência, precisa de uma quantidade muito baixa de Fe e Ti, já a indústria de silício necessita de um vidro com pouco B ou Al.

Onde estão as jazidas de quartzo de alta pureza?

O Brasil possui muitas dessas jazidas, principalmente no eixo Minas Gerais – Bahia, no supergrupo do Espinhaço. Entretanto uma jazida com quartzo capaz de ser purificado que apresente boa homogeneidade é relativamente rara e sua produção deve ser muito cuidadosa.

A BMRC desenvolve algumas jazidas com potencial de produção de quartzo de alta pureza em parceria com seus mineradores. Também desenvolvemos formas de processamento para melhorar a qualidade e homogeneidade do mineral produzido. Caso tenha mais interesse no assunto, entre em contato com nossa equipe.

    2 Comentários

  1. Boa tarde, representante da BMRC, eu possuo uma jazida de quartzo, e dela já produzir muitas toneladas de lasca de quartzo, com classificação de primeira,segunda e terceira com sistema de bandejamento e martelado para exportação, hoje não usa mais essa mão de obra para classificação, eu pergunto como se identifica o quartzo de alta pureza para industria é através de analises em laboratórios.

    Abraço Gileno

    Gileno Medeiros Vieira Costa

    9 de janeiro de 2014

    • Boa tarde Gileno,

      Cada indústria de alta tecnologia tem um padrão que deseja em seu quartzo. Algumas, por exemplo, preferem que o quartzo tenha menos inclusões fluidas (que deixam as lascas opacas), outras preferem que o quartzo tenha poucas impurezas químicas, que são imperceptíveis a olho nu.

      Para se identificar a composição química do quartzo, a técnica de ICP-MS é a mais adequada. Vários laboratórios analíticos vendem esta análise no Brasil (o laboratório SGS Geosol em Belo Horizonte é por exemplo um deles). Algumas indústrias de alta tecnologia preferem vir até a mina e coletar as amostras in loco, de maneira a entender como a composição da lasca varia dentro da jazida. Estas empresas muitas vezes realizam a análise química em seus próprios laboratórios. Geralmente um quartzo com 10 ppm de impurezas de Al e 2 ppm de impureza de Fe pode ser usado na maioria dos casos.

      As empresas compradoras também vão querer saber como a matéria prima irá se comportar em seus processos. Para isso elas compram uma quantidade maior do material e os testam. Estes testes, mais uma vez, dependem muito da aplicação.

      Espero ter ajudado,

      abraços,

      Murilo.

      admin

      10 de janeiro de 2014

Postar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>