Algumas obras com Concreto de Pós Reativos
Este post é para os nossos amigos arquitetos. Nele, vamos mostrar algumas obras construídas com concreto de pós reativos, mostrando as possibilidades arquitetônicas do uso de concretos mais leves e resistentes.
Ponte de Pedestres Seonyu, em Seoul na Coréia do Sul
Esta ponte foi construída com um concreto armado cuja matriz era constituída de um concreto de pós reativos. Ela cruza o rio Han com um vão de 120 metros. A leveza da estrutura só pode ser obtida devido ao uso do concreto.
Fotos:
Estação de VLT de Shawnessy, em Iowa nos Estados Unidos
Esta obra foi uma das primeiras a utilizar a tecnologia de concreto de pós reativos. Os componentes de Ductal® (que é um nome comercial para um tipo de concreto de pós reativos) na obra são as cúpulas, as colunas e os demais suportes de concreto. A estrutura foi montada a partir de pré-moldados, o que facilitou a construção.
Fotos:
Ferrovia Qinghai – Tibet, na China
Construir uma ferrovia não é uma tarefa fácil, devido aos altos esforços que o trem causa na estrutura. Construir uma ferrovia em um terreno difícil, com interpéries climáticas como tempestades de areia é uma tarefa ainda mais desafiadora, necessitando de um concreto bastante duradouro. Isso, aliado às facilidades construtivas e à beleza estética, levou os chineses a escolher o concreto de pós reativos para a construção desta ferrovia.
Fotos:
Centro de ônibus de Thiais na França
Construído pelos arquitetos da ECDM Emmanuel Combarel e Dominique Marrec, o centro de operações da empresa francesa de ônibus RATP leva várias placas de contreto de pós reativos em sua fachada. Este material devido à sua facilidade de moldagem, leveza e resistência, permitiu construir o aspecto estético desejado na obra (tanto superficial como geométrico).
Fotos:
A BMRC fornece agregados para a formação de traços deste tipo de concreto. Para saber mais, consulte nossas postagens sobre porosidade em concretos, concreto de pós reativos, areia de quartzo, pó de quartzo ou contate-nos.
2 Comentários
Já li muitas coisas sobre os pós reativos.
Parabenizo-o por trazer a público este tema.
Marcelo
22 de agosto de 2014
Olá Marcelo,
Atualmente estamos trabalhando pra fazer aditivos utilizando a lógica deste tipo de concreto. Ainda não publicamos nada porque estamos ainda em fase de teste. Espero colocar mais novidades em breve.
22 de agosto de 2014