Beneficiamento de Minérios Rio Claro

Concreto Projetado (Concreto Bombeado)

Postado em 10 jan 2014

Concreto projetado Concreto Bombeado

Concreto bombeado (também conhecido por concreto projetado) é todo aquele concreto que é aplicado através do seu lançamento sobre uma superfície, a ajuda de uma bomba e de uma mangueira. O operário responsável por sua aplicação controla a posição da aplicação através do direcionamento da mangueira. Este concreto projetado é muito aplicado em revestimentos, como de túneis, piscinas (principalmente as com formas irregulares) e paredes, por sua excelente trabalhabilidade.

Existem basicamente duas maneiras de se aplicar o concreto projetado, por via seca (onde é usado ar comprimido para propelir o concreto) e por via úmida (onde utiliza-se apenas uma bomba). No Brasil, há uma grande preferência pelo processo de via seca, pois esta forma acaba por consumir menos cimento, além de trabalhar com uma relação água/cimento menor. Concreto bombeado via úmida é mais usados em aplicações onde se deseja obter um acabamento superficial mais homogêneo e evitar o ricochete dos agregados.

Os traços para a aplicação deste concreto e as matérias primas usadas devem ser diferentes também. Tanto o concreto projetado via seca, como o via úmida, utilizam agregados mais miúdos do que os concretos convencionais. Estes concretos utilizam uma quantidade maior de areia do que de brita, sendo que o diâmetro da brita também é menor. Quanto mais finos estes agregados, mais fluidez há no concreto bombeado.

A areia de quartzo usada também deve ser diferente. Usa-se preferencialmente areias mais circulares e com umidade controlada. Uma areia mais fina com partículas mais arredondadas vai fazer com que o concreto flua melhor. Muitos aditivos são usados para complementar o traço também, sendo o mais comum a sílica ativa. O uso de pós de quartzo também podem fazer com que a mistura tenha menos porosidade, o que melhora suas propriedades reológicas (quando bem dosadas).

A BMRC fornece areias de quartzo secas e com partículas arredondadas, ideais para ser usada em concreto bombeado. Também fornecemos pós de quartzo em diferentes granulometrias de maneira a serem usadas em um mix para reduzir a porosidade no concreto. Contate-nos para saber mais a respeito.

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *